15 de outubro de 2011

Biutiful - Recomendadíssimo!!

      PS: Este texto pode conter spoilers...
    
     Engraçado que quando achamos que a indústria do cinema está mau das pernas, surge um filme como Biutiful e nos arrebata de forma sedutora, para uma realidade abstrata e crua da vida de seus personagens.

     Admito que já esperava um bom filme, afinal, foi indicado ao Globo de Ouro (melhor filme estrangeiro) e duas indicações ao Oscar. O filme e soberbo na sua missão de ser simples e passar bem o recado. Admito que não sou um grande fã de Javier Badem, mas aqui ele está excepcional, impossível falar do filme sem comentar a sua participação única e por que não dizer peculiar. 
     A peculiaridade fica toda a cargo de seu personagem. Uxbal, Vive em Barcelona, onde tenta cuidar de seus dois filhos e ganha muito dinheiro com negócios ilícitos. Ele coordena todo um grupo que vende piratarias nas praças de Barcelona, e ao mesmo tempo, ainda tem que lidar com a sua ex-mulher, que pra variar é bipolar e apronta todas, como dormir com  seu irmão e bater no filho em suas crises de bipolaridade. Alé disso tudo, Uxbal tem a habilidade de ver e falar com espíritos, e usa esse dom para estorquir dinheiro dos parentes dos falecidos.
     Vejo Uxbal como um homem tão real que poderia até ser baseado em alguém. Seus defeitos e seu caracter são palpáveis e cabíveis a qualquer um. Talvez esse seja o grande trunfo do filme: o personagem muitíssimo bem construido por Javier. Apesar de todos seus erros ele é apenas um homem bom, que ajuda seus amigos e luta pra sobreviver, ainda que não seja de forma muito honesta, como explorar mão de obra estrangeira por exemplo.
     Tudo toma novos rumos na vida de Uxbal ao saber que tem câncer. Não foi falado no filme mas creio que se trata de câncer de próstata. O personagem urina sangue e por vezes até urina nas calças de tanta dor. Ele não chega ao declínio total. É perceptível o emagrecimento do personagem e sua vontade de continuar vivendo, e é bacana perceber como isso causa uma certa mudança em algumas pessoas que estão ao seu redor também.

     Resumindo, um filme completo e que prende a atenção até os momentos finais. Eu assisti e já estou com vontade de ver novamente. Este é o tipo de filme que temos vontade de mostrar aos amigos e guardar em um local bem visível na estante, para vermos muitas e muitas vezes.
     Ótimo final de semana a todos e bons filmes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar seu comentário. É muito importante pra mim saber o que estão achando do blog e dos assuntos comentados. Arigatou!!^^
PS: Não aceitamos comentários Anônimos. Grato por se identificar!