1 de agosto de 2010

Mosteiro Zen Budista

Estudar o Zen
é estudar a sí mesmo.
Estudar a si mesmo 
é se esquecer a si mesmo.
Esquecer de si mesmo 
é estar uno com todas as coisas.
(Mestre Dogem)

No último dia 25 de Julho, no mesmo dia que ocorrera  o Evento Nippop 2010, nós, otakus de Colatina, tivemos o imenso e inesquecível prazer de conhecer um dos maiores Mosteiros do País. 
O Mosteiro Zen do Morro da Vargem, localizado em Ibiraçu, é cercado por uma belíssima vegetação, cultivada desde sua fundação, pelos monges que lá se estalaram.


Ao chegar ao Mosteiro, fomos muito bem recebidos e tivemos um digno passeio pelo local. Fomos levados aos templos, onde ocorrem todas as atividades do local. Templos da oração, meditação, alimentação... Tudo é feito de forma a concientizar o monge do quando é sagrada todas as atividades que realizamos durante o dia. Trabalhos, atividades triviais e até as indas ao banheiro são religiosamente respeitados. 

Antes de cada atividade há o pronunciamento de palavras, que buscam no intimo de cada um a comunhão com tudo e todos. 

Se olhado do alto, percebe-se que a formação da estrutura principal dos Templos forma Buda, com seus joelhos, ombros e cabeça, sendo a cabeça a parte central e a mais bela dos Templos. Infelizmente não pudemos adentar o local, por motivos óbvios, no entanto, contemplá-lo já foi suficiente para nos encantar.

Hoje, no Mosteiro, há apenas um monge. Lembrando que qualquer um pode se tornar monge, desde que seja aceito pelo mestre , e possa ser devidamente submetidos as leis do Budismo, com muita disciplina e auto-conhecimento e respeito,por si próprio e por todo o universo.

O Mosteiro recebe visitantes aos Domingos, com visitas monitoradas e bem instrutivas, com vídeos e muitas informações. No Mosteiro também são realizados retiros, visitas escolares e outras atividades.
E no final do passeio comtemplativo, você pode fazer como eu, e dar uma passadinha na lojinha e levar algumas raridades pra casa. Como lanternas tradicionais japonesas, incensos, camisas, livros.

Quem ainda não foi fica aqui a recomendação. Um passeio maravilhoso, que traz tranquilidade ao espírito e muita cultura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar seu comentário. É muito importante pra mim saber o que estão achando do blog e dos assuntos comentados. Arigatou!!^^
PS: Não aceitamos comentários Anônimos. Grato por se identificar!