2 de maio de 2011

Bin Laden - Fim ou Começo do Terror

     Hoje é minha folga, então acordei um pouco mais tarde e fui tomar café na frente da TV, como de praxe. Fiquei muito surpreso ao ver a imprensa notificando a morte de Osama Bin Laden. Enqanto todos especulavam que o líder dos atentados de 11 de Sentembro estaria abrigado em locais inóspitos, como cavernas, ele na verdade estava abrigado no conforto de uma mansão, bem próximo aos seus familiares. 

     Durante meses a inteligência americana estava investigando a região, e com a confirmação, a mansão foi invadida, e no meio de troca de tiros, Osama foi abatido. Bom, é isto que está sendo divulgado, mais seria a verdade? O corpo ainda não foi mostrado (e obviamente não será). Alega-se que caso fosse, seria sensacionalismo (como se a mídia não adorasse isso), no entanto, quem garante que ele não esta detido, sendo torturado a fim de arrancarem dele tudo o que ele sabe, fez ou pretendia fazer com a sua organização Al qaeda. Se achassem ele, não iriam querer ele morto. Bom, não a inteligência americana.

     O que mais me chocou foi a imagem de americanos comemorando a morte de Osama em frente a Casa Blanca. A comemoração do assassinato de um líder terrorista em rede nacional não me parece uma boa idéia. E as retaliações? À partir de agora acredito que a segurança deva ser dobrada. Assassinar um líder terrorista, não põem fim ao terrorismo. Ele era só o cabeça. Durante décadas ele implantou suas idéias. Há muitos como ele, que sem dúvidas, irão vingá-lo. Ele é o messias do terrorismo, um marco. Osama pôs em xeque a segurança e poder americano, mostrando a fraqueza dos poderosos do mundo, e isso abriu a porta para uma gama de fanáticos religiosos, que compartilhavam as idéias separatistas e terroristas. 

     A morte de Bin Laden foi divulgada inúmeras vezes, e muitos ainda duvidam desta nova divulgação, que alias, foi feita em rede nacional pelo próprio Presidente Americano. Tenho a tendência de ser incrédulo, mais penso que Osama possa sim está sobre poder americano agora. Se estivesse e isso fosse divulgado, grande seria a pressão para que o matassem de fato. Mas, uma vez dado como morto, podem usá-lo da forma que pretenderem, sem pressão pública. Estou um tanto quanto pessimista quanto a tudo isto. Espero estar equivocado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar seu comentário. É muito importante pra mim saber o que estão achando do blog e dos assuntos comentados. Arigatou!!^^
PS: Não aceitamos comentários Anônimos. Grato por se identificar!