11 de março de 2011

O Maior Tsunami da História do Japão

O número e mortos já passa dos 300.
     Hoje a manhã foi mais triste pra mim. Do trabalho fiquei sabendo que nossos irmão japoneses estavam passando por um momento negro. Apesar de ser atingido frequentemente por terremotos há mais de 140 anos, o Japão acaba de sofrer o maior terremoto de sua história.
Carros foram arrastados. O Caos na costa japonesa.
     O terremoto atingiu 8.9 na escala Richter, criando uma onda de cerca de 10 metros de altura. A Tsunami arrasou a costa nordeste do Japão, varrendo tudo que estivesse ao seu alcance. Fiquei impressionado com as imagens que vi na TV. Parece mais um filme apocalíptico. 

      Mais de 300 mortes já foram confirmadas e cerca de 90 mil pessoas estão desaparecidas. Segundo a agência americana, o terremoto teria sido o sétimo maior da história e o maior do Japão. Fotos aéreas mostram o tamanho da destruição. São destroços de casas, carros e até embarcações. 

     O alerta para tsunamis foi emitido para vários outros países costeiros, mas ainda não foram registrados relatos de destruição fora do Japão. 

     Por algum motivo me lembrei do filme 2012...Espero estarmos longe disso.  Ficamos na torcida de que o Japão se recupere rápido deste terrível acontecimento. E que a natureza pegue mais leve com os nipônicos.

7 comentários:

  1. Umas aulinhas de português caiam bem, viu...

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pela dica "Anônimo". Estou me esforçando para melhorar.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Do trabalho fiquei sabendo que nossos irmão japoneses estavam passando por um momento negro..
    ..
    Poderia ser também um momento branco, em alguns países o branco é usado como sinal de luto.
    Por sinal, para mim também o é, o branco como ausência de tudo, de cor, de luz,..
    ...
    O branco remete à tábula rasa, ao vazio, a falta de informação, tal como o bebê sem nada "escrito no cérebro"

    ResponderExcluir
  4. O correto seria "há" ao invés de "a", parece-me que o Anônimo quis dizer que o correto seria "Apesar de ser atingido frequentemente por terremotos há mais de 140 anos atrás,"

    Erros formais que não invalidam o conteúdo

    Abraço,

    ResponderExcluir
  5. José Carlos, muito obrigado por me apontar o erro...Se apenas me disserem que estou errado sem que me mostrem onde estou errando, nunca chegarei a qualquer evolução.

    Interessantíssimo o branco ser utilizado como sinal de luto em alguns países. Desta eu não sabia. Obrigado pela informação e pela visita.

    Dicas construtivas são sempre bem vindas.

    ResponderExcluir
  6. "...Apesar de ser atingido frequentemente por terremotos há mais de 140 anos atrás, o Japão..."
    Neste caso, "há" se refere a passado, então não há necessidade do "atrás" na frase:
    "...Apesar de ser atingido frequentemente por terremotos há mais de 140 anos, o Japão..."
    Seu texto é excelente...parabéns!!

    ResponderExcluir
  7. Obrigado Dezinha, já corrigi lá em cima. Dica dada, dica acatada...Gente, as dicas de vocês são fundamentais, ok. Afinal, é para vocês que escrevo.

    Tem gente que se irrita quando as corrigimos...Pior seria morrer na ignorância..

    Abraços.

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar seu comentário. É muito importante pra mim saber o que estão achando do blog e dos assuntos comentados. Arigatou!!^^
PS: Não aceitamos comentários Anônimos. Grato por se identificar!